O Projeto

O Projeto Lance Livre é uma organização não governamental que desenvolve práticas e saberes socioeducativos para crianças e adolescentes, em diversas regiões do Brasil.


Criado pela ex-jogadora de basquete e medalhista olímpica Marta Sobral, com o objetivo de dar outra perspectiva de vida para crianças e jovens de comunidade socialmente vulneráveis, o Projeto Lance Livre é modelo, e tem sua atuação baseada em um programa educacional com foco na prática do esporte. Contempla uma metodologia que faz frente às questões sociais e contribui para o desenvolvimento pessoal e educacional, além de promover a participação das famílias e o fortalecimento das comunidades.


As ações aplicadas no projeto possuem referência em uma equipe técnica de ponta, com educadores capacitados e supervisão direta da própria atleta Marta Sobral. Mais do que cuidar da execução do plano de trabalho, essa equipe monitora os resultados visando a sua disseminação futura.


A Proposta do projeto'


O projeto parte do ensino do basquete, modalidade esportiva que foi utilizada como instrumento social e ferramenta de ressocialização no Bairro do Bronx – New York, considerado o reduto da violência urbana. A partir desta ação foi detectada uma redução nos índices de violência e stress entre as crianças e adolescentes da região.


A prática de qualquer atividade física/esportiva responsável, articulada com outros programas ou equipamentos sociais, resultam em benefícios comprovados para a sociedade.


Nos dias de hoje muitas crianças e adolescentes de baixa renda convivem com uma cultura de rua, onde o contato com o “suposto” esporte e lazer apresentam um alto risco, uma mescla de marginalidade e contato com as drogas.


O projeto Lance Livre foi desenvolvido com foco na área sócio-desportiva,voltado a prática do desporto como ferramenta de inserção social às pessoas de baixa renda.


A preocupação com as desigualdades e exclusões que presenciamos nas grandes cidades faz com que entidades como a nossa, desenvolvam um interessem na promoção da qualidade de vida, buscando alternativas capazes de transformar este ambiente.


O esporte sócio-desportivo pode ser caracterizado como uma ótima ferramenta, capaz de transmitir através de seus valores intrínsecos e extrínsecos, padrões comportamentais que induzem a uma melhor qualidade de vida pessoal e social. Esta conceituação torna possível utilizar iniciativas esportivo-sociais voltadas para crianças e adolescentes a fim de gerar atividades complementares à formação de cidadãos.


Os projetos executados


Todos os projetos implantados pelo INSTITUTO LANCE LIVRE, entidade sem fins lucrativos, instituída em 07 ∕ 05 ∕ 2007, sob a forma de “Associação” tem como objetivo a prestação de serviço assistencial, voltado para a recreação esportiva e a prática do esporte educacional.


São projetos que buscam garantir o acesso de crianças e adolescentes às atividades esportivas de qualidade, além de contribuir para a formação integral dos mesmos, e mantê-los fora do alcance das mazelas sociais durante seu tempo livre. O que irá prepara-los para a vida através da transferência de valores inerentes a prática esportiva.


Através dos projetos LANCE LIVRE e do atendimento de qualidade é possível oferecer aos participantes, a oportunidade de resgatar os valores humanos, como por exemplo: a amizade, a cooperação, a solidariedade e o respeito. Além de proporcionar a interação entre crianças e adolescentes dentro das comunidades, construindo regras, normas e atitudes positivas, ampliando as oportunidades de desenvolvimento psicomotor, cognitivo e sócio-afetivo. O objetivo principal aqui é formar cidadãos críticos, participativos e cientes de seu papel na sociedade, visando a torná-la mais justa e democrática.


• Lance Livre Barueri - 2009


• Lance Livre Heliópolis – Ano I – 2010/2011, Ano II – 2011/2012, Ano III 2013/2014


• Lance Livre Diadema – Ano I – 2011/2012, Ano II – 2013/2014


• Lance Livre Ilha de Itamaracá – Ano I – 2013/2014


• Lance Livre Jaboatão dos Guararapes – Ano I – 2013/2014


• Conexão Esportiva SP – 5 cidades – 2011


• Cumprimento das Metas


• A Idealizadora do projeto